12 janeiro 2007

7 Maravilhas... SOL de Portugal?


Ontem em conversa habitual de jantar, sempre com alguém de fora, comentou-se qual seria uma das maravilhas portuguesas que escolheríamos ou votaríamos para uma das sete do mundo.
No meio de tanto opinarmos e de tanta vontade de votar (aposto que depois ninguém vai votar, “as usual”), vieram os tais monumentos portugueses.




Um dizia que era a torre dos Clérigos (não fosse ele nortista), outra a torre de Belém pela situação, ainda outro o mosteiro da Batalha pela grandeza, e eu os Jerónimos pela arquitectura e os seus interiores, – olhando cá de baixo, sentada no banco durante a missa lenta chata e mórbida do pároco “opus dei” de Belém – fico ali a observar estupefacta como foi possível terem feito tal beleza arquitectónica naqueles tempos. Os pilares parecem palmeiras verdadeiras esculpidas na pedra, e as cúpulas uma por uma são iguais aos ramos duma palmeira, que naquele momento que as observo quase as sinto ou vejo verdes e, com medo de apanhar com alguma coisa que de lá venha. (Já estava quase a “tripar” quando escrevi isto…Mas o corrector prefere “trepar”…Seria? Ora vejam...).






É assim a minha satisfação quando me dizem que tenho uma missa por alma de alguém neste lugar.

Vou. Com pouca vontade, mas vou…E venho de cabeça fresca. Como se tivesse ido a uma exposição de escultura, ainda melhor que qualquer escultor contemporâneo…

Mas (já estava a divagar por aqui), de repente a minha mãe, a tal senhora católica apostólica romana, que me obrigou a ir à missa até aos 15 anos (felizmente sempre nos Jerónimos) sábia, conveniente e muito viajada, diz:

- Eu votaria, sabem no quê? N’O SOL Português!!! A luz de Portugal é incomparável a outro país. Nem Brasil nem Austrália nem NADA!!!
Nada é comparável ao nosso SOL, não acham? Continuava…

Fiquei a pensar nisto.
Das viagens que fiz ou das estadias que tive noutros países, realmente tive sempre uma saudade imensa do sol, da nossa luz, do Oceano, do Tejo e claro está, de outras coisas…

Mas caramba nunca viajei como ela, que já foi a todo o lado…

Por isso:
Alguém conhece ou sabe doutro país onde se possa encontrar SOL e LUZ tão bonitos como aqui????

1 comentário:

antídoto disse...

Se reparares, a luz de Lisboa é geralmente referida por estrangeiros, gente que vem de locais mais frios e cinzentos e fica maravilhada com o sol, o calor e a beleza da cidade velha, a espraiar-se pelas colinas até ao rio.
Também gosto, mas já me senti 'iluminado' noutras paragens...