13 setembro 2007

Quem é este senhor???


Vou ouvi-lo no domingo. Conheço pouco dele. Há muito tempo que ando 'curiosa' sobre a sua espiritualidade. Por vezes leio os seus pensamentos e gosto. Fazem-me sentir bem e ele parece ser uma pessoa de bem. Ontem retornada das praias da 'Costa de Prata' e a propósito da sua vinda a Portugal comecei a minha investigação. Ainda não tive tempo para ler o suficiente sobre os seus ensinamentos. Espero que até domingo o tenha. Não gosto de ir às 'aranhas' para um pavilhão com milhares de pessoas e sem saber o que por lá se passa...

Transcrevo um texto deste site sobre a sua visita a Portugal porque acredito que hajam pessoas como eu! Ignorantes humildes q.b. na matéria e com vontade de O conhecer melhor.


Dalai Lama:

O XIV Dalai Lama não é apenas o dirigente espiritual e secular dos tibetanos, mas também um carismático embaixador da Paz. O Dalai Lama goza de grande adesão e simpatia entre os membros de todas as religiões, partidos políticos e grupos sociais devido ao seu apaixonado comprometimento com os valores humanos como a compaixão, a não-violência e a tolerância. Em 1937, com dois anos de idade, Tenzin Gyatso foi reconhecido como sendo a reencarnação do XIII Dalai Lama. Foi então levado da casa de seus pais para o Potala, residência tradicional dos Dalai Lamas, onde recebeu educação monástica e onde os melhores mestres do Tibete lhe ministraram ensinamentos globais sobre filosofia budista e meditação. Aos quinze anos de idade, foi aclamado como líder espiritual e secular do Tibete. Pouco depois, os exércitos chineses invadem o Tibete. Em 1959, o Dalai Lama parte para a Índia, sendo seguido por cerca de cem mil tibetanos. Em Dharamsala, H.P. Índia, cria um governo no exílio e tenta de vários modos aumentar a liberdade do seu povo no seu país de origem, o Tibete. Segundo as suas próprias afirmações, S.S. o Dalai Lama persegue três objectivos na sua vida: Ele procura difundir valores humanos tais como a compaixão e a tolerância, em particular entre aqueles que não professam nenhuma religião. O Dalai Lama encontra-se também comprometido com uma relação harmoniosa entre as várias religiões do mundo. Por sua vez, como líder tibetano está empenhado numa solução não violenta para o problema do Tibete. Um dos seus esforços tem sido a democratização da sociedade tibetana no exílio. Por iniciativa de S.S. o Dalai Lama, instituições democráticas têm sido gradualmente criadas como, por exemplo, o Parlamento no exílio e o conselho de Estado. Em Julho de 2001, S.S. o Dalai Lama decidiu reduzir os seus próprios poderes. Por sua iniciativa, os exilados tibetanos elegeram pela primeira vez um primeiro ministro, o Professor Samdhong Rinpoche. No Ocidente, a celebridade de S.S. o Dalai Lama aumentou em 1989 ao ser laureado com o Prémio Nobel da Paz pelos seus esforços para alcançar uma solução não violenta para o problema tibetano. Desde 1967, este detentor do Prémio Nobel da Paz tem viajado pelo mundo ocidental onde tem sido recebido por diversos chefes de Estado e onde tem sido regularmente convidado para ministrar ensinamentos budistas a milhares de pessoas.



5 comentários:

Capitão Merda disse...

Hou lá!
Deves ter muita nota!
Ouvi dizer que o preço dos bilhetes é astronómico.

Curiosa disse...

Pois, também me disseram isso!
Tenho a sorte de me terem oferecido uns convites... ;)

pinky disse...

grandes fotos kerida, amei! maravilhosas! o sr. dalai lama é acima de tudo paz e amor, ele é isso e é a missão da vida dele espalhar isso, houvessem milhões como ele e o mundo era de certeza um mundo melhor!
Eu Também vou! coooooooool! aiiii ganda sis! bigados! eternamente grata!
Olha exprimenta ver os seguintes filmes para te dar só um cheirinho do país de origem, dos costumes, e do senhor: 7 anos no tibete e kundum!
depois se quiseres empresto-te uma catrefada de livros sobre o assunt.
om shanti! e domingo lá estaremos e de lá sairemos com muita paz, tenho a certeza!

Haddock disse...

pues que no mi gusta benidorm...
ahh, era em baixo!

e reconheci os pés do senhor.
grande, aliás!

mas o que eu acho graça é que vexas encontram-se todos a propósito de tudo e de nada!! (de tudo, no caso.)

claro, tinha que vir a pinky catequizar... (estou a brincar!!!)

bjecas!

bjecas disse...

bjecas?

bjocas