Palavras de ordem (salvo seja) da adolescente cá de casa:
Adulto – Podes ajudar-me aqui…???
Adolescente – “Péra!”
Adulto – Podes vir…???
Adolescente – “Péra!”, estou só a acabar isto…
Adulto – Podes acabar depois…???
Adolescente – “Péra!”, estou só a desligar as janelas…
... [5 minutos depois] :
Adulto – Podes desligá-las depois???
Adolescente – “Péra!”, vou avisá-los que já volto, então…!
[Adolescente em caminhada lerda, a menos de 17 rotações por minuto -Esta é para quarentões- e quando chega ao local ouve o seguinte]:
Adulto – Deixa, está feito!!! A “Péra”, a Maça e a Banana esperam-te no prato do jantar, ok?
Adolescente – Já sabia… Afinal, não servia de nada ter-me deslocado!!!
Adulto – ...!!! ...!!! ...!!! = [Humpfftttttt em pensamento, quase a explodir e a imaginar: "nem sabes o que te espera!!!"].
A seguinte, no mesmo dia e mesma hora (embora a segunda, foi a última porque aqui não existe o provérbio "não há duas sem três", até porque se não vai a bem, vai a MUITO mal)!!!
Adulto – Para a mesaaaa!!!
Adolescente – Já vou…
Adulto – Caiem moscas…!!!??? Hellooo…???
Adolescente - Já "tou" a ir…
Adulto - #$&%?(/&!??????
Adolescente - Já voooouuuuuu….
Adulto - *+ª@£§{[!#$%&/(@@@?????????
Adolescente - Já voooouuuuuu….
Adulto – Se não te… [ e activa o modo silêncio contínuo].
Adolescente – Estou a fechar os “livros” [treta que já não pega, mas insiste]…
Adulto – ... ... [Mantém silêncio].
Adolescente – ... ... Em silêncio e Alentejanando (não o sendo), vai aparecendo, chegando, surgindo sempre olhando para o chão e vai simulando o modo “envergonhado”).
Adulto - ... ... ... (observando a "presa" a acomodar-se...).
[Adulto e adolescente em modo constrangido aguardam ambos por uma palavra vinda do céu!]
Adulto – Deixa, nem precisas de tirar o guardanapo, vai já para a cama que hoje não há jantar nem comida até amanhã ao pequeno almoço! Há muitos miúdos da tua idade a morrerem à fome... (frase de todos os dias, claro!!!).
Cá em casa é assim. Só espero não ferrar a dormir, não vá ela levantar-se a meio da noite e "roubar" umas cookies da despensa. Depois destes "vaipes" maternais, durante um mês (talvez menos) ainda aguento os cavalos! Vou aguardando por dias melhores, e tal. Venha o mês seguinte e outro e mais outro até passar a tal idade ‘do armário’. Esta é tão velha… É que não vejo a hora de ver chegar a esta casa cómodas D.José, e já só peço meias delas, dum pau santíssimo com gavetas laterais [porque a central é minha] e de linhas riquíssimas. Daquelas que foram feitas em tempos idos para os próximos séculos e que sempre servem para deixar em herança aos netos. Começo a fartar-me dos armários modernos, baratos e de linhas tortas... É que esses descartáveis, de usar e deitar fora, como os do IKEA, são quase de cuspir na sopa, bolas! Só ao estalo! Não suporto meninas/os-armário, 'mal-confeccionadas/os'!!! Desculpem, mas terei sido eu a "mal-criada", que ainda tenho de beijar os pés à própria criança, aos amigos, bloggers e vizinhos, até aos professores por a ter tratado mal??? Calhando, ainda tenho de pedir um perdão a todos para não ser acusada de violência doméstica, ora qu'esta!!!
E eles ainda ficam amuados porque os incomodamos??? Pérem aí que eu já venho...
ps: quando acabei de escrever este post e já editado, pensei: Upsss, todos vão pensar que a intenção era acerca do caso do tlm da míuda naquela escola lá do Norte. Nem me veio à memória tal caso, enquanto escrevia. A minha opinião está bem explicita neste post. Os menores têm de respeitar SEMPRE os maiores, e vice versa, mas sempre nos seus limites. Nem discuto este assunto. Só isso!
5 comentários:
Tenho cá em casa "coisas" parecidas, mas só parecidas que eles preferem não ouvir os meus gritos.
Agora já cá tenho um maior de idade que pensa que é gente grande.
Ai , como me revejo nestas tuas palavras, já vou na fase da saudade, que os meus adultos já têm pouco de adolescentes à excepção do péra, o péra é eterno...........
Bjos
Tita
sabes que mais? és uma grande mÃE! Quem dera a muitos ter uma mãe assim!
Tu, ó mulher dos ditados, não te lembras de nenum que seja com "quartel" ao estilo do "em Roma sê romano", pois não? (Eu ia jurar que há um)
Cada sítio tem as suas regras, tomara eu que na minha casa, quando fui adolescente, que o stress e o drama fosse esse :)
Bjokas
Aqui está a prova provada que algumas pessoas pseudo-intelectuais são umas autênticas cabras arrogantes lol
Enviar um comentário